Alexandre-Émile Béguyer de Chancourtois, foi um cientista e mineralogista francês, que nasceu a 20 de janeiro de 1820, tendo falecido a 14 de novembro de 1886. Foi o primeiro a organizar os elementos químicos por ordem crescente de massa atómica, colocando-os em espiral em volta de um cilindro.
De Chancourtois baseou-se na massa atómica do elemento químico oxigénio, na época já estabelecido como 16. Assim, utilizou um cilindro, dividiu-o em 16 segmentos iguais, e marcou uma hélice na superfície desse cilindro, formando entre ela e seu eixo um ângulo de 45°. Sobre essa hélice dispôs os elementos químicos por ordem crescente das suas massas atómicas. Percebeu então que “a hélice atravessava as geratrizes a distâncias cujos valores eram múltiplos de 16 e os elementos onde as massas atómicas diferiam em 16 unidades, caíam na mesma geratriz”. Observou também que o grupo de elementos de cada geratriz, conhecidos naquela época, apresentava semelhanças nas suas propriedades.
Em 1862, publicou esta forma de tabela periódica que ficou conhecida como «parafuso telúrico», sendo o primeiro a notar a periodicidade dos elementos. Com este arranjo, Chancourtois demonstrou que os elementos tinham propriedades similares que pareciam ocorrer em intervalos regulares. A sua demonstração incluía alguns iões e compostos além de elementos. No entanto, de Chancourtois publicou somente o artigo, utilizando alguns termos geológicos e não incluiu o diagrama com a proposta do arranjo dos elementos. Embora a sua publicação fosse relevante, e o modelo tivesse ficado conhecido como «parafuso telúrico» acabou por não ter grande aceitação até que o trabalho de Dmitri Mendeleev fosse apresentado.
De Chancourtois foi também professor de avaliação de minas e posteriormente geólogo da École Nationale Supérieure des Mines de Paris. Foi também Inspetor de Minas de Paris e responsável pela implementação de muitas regulamentações e leis de segurança sobre minas neste período.