biografias

Carl Scheele

Descobriu vários elementos químicos

Carl Wilhelm Scheele (1742 - 1786)

Carl Scheele foi um químico e farmacêutico sueco, que nasceu em Stralsund a 9 de dezembro de 1742 e faleceu em Köping no dia 21 de maio de 1786.

Carl Wilhelm Scheele
Carl Wilhelm Scheele (1742 - 1786)
Descobriu vários elementos químicos

A sua formação foi essencialmente prática, durante a preparação para a carreira de farmacêutico em Gotemburgo, Malmo e Estocolmo. Foi sempre muito acentuado o seu interesse por assuntos de química pura, sobretudo depois que, aos 28 anos se fixou em Upsala e estabeleceu conhecimento com Bergman de quem foi amigo íntimo.

Em 1775 foi eleito sócio da Academia de Ciências de Estocolmo. Por essa altura, Frederico o Grande, tentou convencê-lo a continuar os seus estudos em Londres ou Berlim. Preferiu, no entanto, estabelecer-se com a sua própria farmácia em Köping, onde realizou a maior parte dos seus trabalhos originais.

Apesar de hoje se ter consciência das descobertas de Scheele para o desenvolvimento da química, muitas dessas descobertas não lhe foram atribuídas na altura. Isto ocorria porque ele não publicava tudo o que fazia, ou então publicava em periódicos científicos pouco divulgados.

A análise, em 1774, do dióxido de manganés levou à descoberta do cloro e da barita e à descrição de vários compostos de manganês.

Hoje o "Gás Cloro" é o conhecido elemento cloro. Com ele, Carl Scheele descobre e prepara pela primeira vez, os Hipocloritos de sódio e cálcio, componentes das modernas "Águas de lavadeira" e do "Cloro de piscina".

Por essas descobertas, Scheele poderia ser considerado o verdadeiro descobridor do oxigénio e da oxidação pois conseguiu fazê-lo experimentalmente, entre 1771 e 1773, antes de Priestley e de Lavoisier.

Quando descobriu o cloro não o reconheceu como um elemento, acreditava apenas que era um composto que continha um dos gases do ar. Só trinta anos depois, o Inglês Humphry Davy compreendeu que o gás era um elemento. Davy ainda daria o nome ao novo elemento por causa da sua aparência (cloro significa "verde-claro" em grego).

Humphry Davy também superou Carl Scheele na descoberta do elemento bário. O sueco fez o trabalho experimental importante, distinguindo a barita. No entanto trinta anos depois, novamente, Davy conseguiu isolar o metal branco-prateado bário, que foi denominado segundo a palavra grega barys (significa pesado).

Na descoberta do molibdénio, Scheele havia obtido uma substância ao qual estava certo de que era um novo elemento, que poderia ser isolado a uma temperatura elevada. Entretanto, o sueco não possuía um forno e passou essa substância a um amigo, Peter Jacob Hjelm, a quem acabou por ser atribuída a descoberta do molibdénio.

Como muitos químicos da sua época, Scheele frequentemente trabalhou sob condições difíceis e perigosas, o que explica a sua morte prematura aos 43 anos.

Referências:

Wikipédia - Carl Sheele

Nautilus - Carl Sheele