biografias

Edward Frankland

Descobriu os compostos organometálicos e o hélio

Edward Frankland (1825 - 1899)

Sir Edward Frankland foi um químico inglês, que nasceu em Churchtown perto de Lancaster a 18 de janeiro de 1825 e faleceu em Golaa, na Noruega, a 9 de agosto de 1899.

Edward Frankland
Edward Frankland (1825 - 1899)
Descobriu os compostos organometálicos
e o hélio

Fez o ensino secundário na Lancaster Royal Grammar School e passou seis anos como aprendiz de farmacêutico na cidade onde nasceu. Em 1845 Frankland mudou-se para Londres onde ingressou como assistente farmacêutico no laboratório dirigido por Lyon Playfair. Mais tarde trabalhou com Robert Bunsen em Marburgo. Em 1847 recebeu o grau de mestre em Queenwood School. Em 1851 foi nomeado primeiro professor de Química em Owens College, Manchester, leitor em Química no Hospital de Saint Bartholomew em Londres, em 1857, professor de Química no Royal Institution em 1863, e o sucessor de A. W. Hofmann na Royal School of Mines, onde permaneceu de 1865 até 1885.

Trabalhou na teoria dos equivalentes químicos, descobriu os compostos organometálicos, e em conjunto com Sir Joseph Lockyer, descobriu o hélio no Sol.

Em 1850 Frankland anunciou a preparação de compostos organometálicos, como o dimetil zinco e o dietil zinco. Estudos posteriores levaram este cientista inglês ao importante conceito de ligações atómicas - uma teoria de valência que durante muitos anos teve uma profunda influência no pensamento químico.

Foi também um estudioso da química alimentar, análises de água, purificação de esgotos e prevenção da poluição da água.

Interessado na espectroscopia, uma ciência na sua infância naquela época, Frankland colaborou com Lockyer na descoberta, em 1868, de um novo elemento no Sol e a que eles chamaram hélio; este foi em 1895 identificado na Terra por Sir William Ramsay.

Frankland recebeu a medalha Real em 1857 e a medalha Copley em 1894 e foi armado cavaleiro em 1897.

Referências:

Wikipédia - Edward Frankland

Nautilus - Edward Frankland