Hans Oersted foi um físico e químico dinamarquês, que nasceu em Rudkjoebing (Langeland) no dia 14 de agosto de 1777 e faleceu em Copenhaga a 9 de março de 1851.
Durante a sua juventude, desenvolveu desde cedo o interesse pela ciência, sobretudo influenciado pelo seu pai, dono de uma farmácia. Tal como o seu irmão recebeu a maior parte da sua educação em casa como autodidata. Em 1793 foi para Copenhaga realizando os exames de admissão à universidade.
Doutorou-se em 1799. Graças a uma bolsa de estudo, em 1801, e um subsídio estatal, fez uma longa viagem de estudo pela Europa. Na Alemanha conheceu Johann Wilhelm Ritter, um físico que acreditava na existência de uma ligação entre a eletricidade e magnetismo. A existência dessa ligação fazia sentido para Oersted, uma vez que acreditava na unidade da natureza, e, como tal, que haveria necessariamente uma ligação entre muitos fenómenos naturais. As conversações entre ambos levaram Oersted ao estudo da física.
Em 1806 foi nomeado professor de física da Universidade de Copenhaga. Apesar de ter realizado estudos de química, os seus trabalhos incidiram principalmente sobre problemas de eletromagnetismo, tendo descoberto em 1820 o efeito que tem o seu nome. As suas descobertas resultaram numa pesquisa intensa em eletrodinâmica por parte da comunidade científica, influenciando o desenvolvimento de uma forma matemática única que representasse as forças magnéticas entre condutores portadores de corrente por parte do físico francês André-Marie Ampère.
As descobertas de Oersted representaram também um grande passo em direção a um conceito de energia unificado.
Foi também em 1820 que descobriu um composto orgânico – a piperina – um dos componentes da pimenta preta. É o responsável pelo sabor picante da pimenta.
Em 1825 oested deu outro contributo para a química ao isolar o elemento alumínio a partir da redução do cloreto de alumínio. Já anteriormente tinha sido produzida uma liga de alumínio-ferro, preparada por Hunphry Davy, mas esta foi a primeira fez que se fez a produção de alumínio.
Em 1829 foi nomeado diretor da Escola Politécnica de Copenhaga e foi escolhido pela Academia de Ciências de Copenhaga para seu secretário perpétuo. Foi eleito em 1842 sócio estrangeiro da Academia de Ciências de França.
Foi distinguido com a medalha Copley em 1820. O primeiro satélite dinamarquês, lançado em 1999, foi também designado com o seu nome em sua homenagem.
Até àquela altura, não se distinguiam os fenómenos elétricos dos fenómenos magnéticos, uma vez que nada indicava que pudesse haver uma relação entre eles.
Foi no ano de 1820, que Hans Oersted descobriu, através de uma experiência que passou a ser conhecida como a experiência de Oersted, que um fio retilíneo que conduz corrente elétrica gera à sua volta um campo de indução magnética.
A sua experiência foi feita colocando um fio condutor retilíneo ligado a uma bateria, inicialmente com o interruptor aberto para que não houvesse passagem de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha colocada por baixo do fio por forma a ficar paralela a este.
Fechando-se o interruptor, verifica-se que a agulha da bússola irá girar, e invertendo o sentido da corrente, a agulha irá girar para o sentido oposto. Desta maneira Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo o sentido depende do sentido da corrente.
Sampaio/Calçada – Física, 2ªedição – São Paulo, 2005. Atual Editora.
Gaspar,Alberto – Física, 1ª. Edição. – São Paulo : Ática, 2005.