Irving Langmuir foi um cientista norte-americano que nasceu em em Brooklyn, Nova Iorque, a 31 de janeiro de 1881 tendo falecido em Woods Hole, Massachussets a 16 de agosto de 1957.
Foi o terceiro de quatro filhos de Charles Langmuir e Sadie.
Estudou na Universidade de Columbia e na Universidade de Gottingen. Dedicou-se à investigação na General Electric Co. entre 1909 e 1950.
Trabalhou no desenvolvimento de lâmpadas de tungsténio tendo sido o inventor da lâmpada incandescente preenchida a gás, em dispositivos de descarga de eletrões, em bombas de vácuo e na técnica de soldagem com hidrogénio. Introduziu pela primeira vez o termo plasma e mediu a temperatura de fusão dos sólidos refratários.
Langmuir desenvolveu com seu colega norte-americano Gilbert Lewis uma teoria de ligação química e valência baseada na estrutura atómica, atualmente conhecida como "teoria de Langmuir-Lewis". A pesquisa de Langmuir sobre a física das nuvens o levou à estimulação de chuva artificial, em 1946.
Dedicou um interesse especial à química das superfícies, formulando o princípio da ação superficial. Pelo seu trabalho em películas monomoleculares e em química de superfícies recebeu o prémio Nobel da Química em 1932. Recebeu também diversas distinções ao longo da sua carreira como a medalha Franklin a medalha Faraday ou o prémio John Carty.