biografias

James Dewar

Criou o frasco de Dewar ou garrafa térmica (Termo)

James Dewar (1842 - 1923)

Sir James Dewar foi um químico e físico escocês nascido a 20 de setembro de 1842 em Kincardine-on-Forth e falecido em Londres a 27 de março de 1923.

James Dewar
James Dewar (1842 - 1923)
Criou a garrafa térmica ou termo

Ele era o mais novo de seis irmãos. Perdeu os seus pais quando tinha quinze anos. Frequentou a Universidade de Edimburgo, sob a supervisão de Lord Playfair, vindo depois a tornar-se seu assistente. Veio mais tarde, em 1875, a ocupar o cargo de professor na universidade de Cambridge e também na Royal Institution, em Londres, a partir de 1877.

Ocupou vários cargos, entre eles, presidente da sociedade de química em 1897 e da associação britânica para o avanço da ciência em 1902. Esteve também ligado ao comité dos explosivos entre 1893 e 1894. Foi precisamente nesta altura que desenvolveu juntamente com Sir Frederick Augustus Abel, o potencial explosivo da cordite.

Ao longo da sua carreira, desenvolveu uma fórmula para o benzeno e efetuou durante mais de 25 anos pesquisas em espectroscopia.

Em 1891 descobriu o processo de produzir oxigénio líquido em grandes quantidades.

Para o estudo de fenómenos a baixa temperatura, concebeu um tipo de frasco onde se estabelece o vácuo, com paredes duplas, a que foi dado o seu nome. Talvez seja esta a invenção pela qual o seu nome hoje é mais reconhecido. Empregou esse recipiente para transporte de gases liquefeitos.

Conseguiu liquefazer o hidrogénio em 1898 e no ano seguinte obteve a solidificação deste gás. Em 1905 observou que o carvão vegetal arrefecido pode ser usado para criar grandes vácuos, descoberta que se revelou útil para a física atómica.

Apesar dos seus trabalhos não serem reconhecidos pela academia sueca, forma no entanto reconhecidos por muitas outras instituições, antes e depois da sua morte. Foi eleito membro da Royal Society, e recebeu várias medalhas pelo mérito dos seus trabalhos. Em homenagem a ele, uma das crateras da Lua tem o seu nome.

Frasco de Dewar ou garrafa térmica (Termo)

Um frasco de Dewar (também conhecido como vaso de Dewar ou garrafa de Dewar, popularmente chamado de garrafa térmica ou termo) é um objeto projetado para fornecer um isolamento térmico quase perfeito, dificultando as trocas de calor com o meio externo.

Construído por James Dewar, com o objetivo de conservar soluções químicas a temperatura constante. Quando enchido com um líquido quente ou frio, este frasco não permitirá que o calor saia ou entre facilmente, e o líquido permanecerá quente ou frio respetivamente, por um longo período de tempo, muito maior do que num recipiente comum.

O frasco de Dewar geralmente é feito de vidro ou metal, e utiliza o princípio da dupla camada, ou seja, seria igual a uma garrafa menor dentro de outra maior, e estas duas seladas no mesmo gargalo. No espaço estreito entre elas existe algo próximo do vácuo, já que o ar é praticamente todo retirado, pois o vácuo impede a condução e a convecção do calor. A superfície interna do frasco externo e a superfície externa do frasco interno têm um revestimento reflexivo, geralmente metálico ou similar, para impedir que o calor seja transmitido através de radiação.

Na teoria e idealmente falando, um frasco de Dewar poderia manter um determinado líquido em uma temperatura qualquer para sempre, sem que houvesse alterações, mas na prática isso não ocorre, pois de uma forma ou de outra ocorre alguma troca de calor.

Referências:

Wikipédia - James Dewar

Wikipédia - Frasco de Dewar

Nautilus - James Dewar