biografias

Julius Lothar Meyer

Relacionou massa e volume atómico

Julius Lothar Meyer (1830 - 1895)

Julius Lothar Meyer foi um químico alemão que nasceu em Varel a 19 de agosto de 1830, tendo falecido em Tübingen, a 11 de abril de 1895.

Julius Lothar Meyer
Julius Lothar Meyer (1830 - 1895)
Relacionou massa e volume atómico

Formou-se em medicina e acabou por se dedicar à química. Foi professor de química em algumas universidades. O seu irmão foi o físico Oscar Emil Meyer.

Em 1860, num Congresso em Karlsruhe, na Alemanha, muitos cientistas discutiam sobre as massas atómicas relativas dos elementos. Meyer participou deste Congresso e sentiu-se determinado a encontrar uma relação entre as massas atómicas dos elementos químicos e as suas propriedades.

Meyer procurou calcular o volume atómico dos elementos descobertos até então, 63 elementos. Em 1870, Meyer mostrou a relação de periodicidade entre volume atómico e massa atómica, traçando um gráfico destas propriedades. Após isso ele tentou mostrar a mesma relação de periodicidade de outras propriedades dos elementos, em função da massa atómica.

Praticamente na mesma época, Dmitri Mendeleiev consegue mostrar uma relação de periodicidade de várias propriedades dos elementos em função da sua massa atómica. O trabalho de Mendeleiev acabou por receber um maior destaque, pois chegava ao ponto de conseguir prever a existência de elementos químicos que eram desconhecidos na época. Mendeleiev reservou-lhes lugares na sua tabela periódica.

Referências:

Wikipédia - Julius Lothar Meyer