Henri Louis Le Châtelier, foi um químico e metalurgista francês, nascido no dia 8 de Outubro de 1850 em Paris. Contribuíu significativamente para o desenvolvimento da termodinâmica e ficou conhecido pela descoberta da lei do equilíbrio químico (no ano de 1888).
Formado na Escola politécnica de França e na École des Mines em Paris, ensinou química sucessivamente na École des Mines, no Collège de France e na Sorbonne(1878-1925) e tornou-se inspetor geral de minas em 1907. Formulou o denominado Princípio de Le Châtelier (1888), sobre relações entre variações de temperatura e pressão.
Também trabalhou com calor específico em gases a altas temperaturas e métodos de medição de temperaturas. Promoveu a aplicação de química na indústria francesa, especialmente na produção de amoníaco, cimento, aço e cerâmica. Entre os livros que publicou, destacaram-se Science and Industry (1925) e Method in the Experimental Sciences (1936).
Faleceu em Miribel-les-Eschelles, Isère, França, a 17 de junho de 1936, e além das contribuições para a metalurgia e cerâmica, desenvolveu ainda equipamentos para linhas férreas.
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos numa determinada reação química se mantém constante ao longo do tempo.
Teoricamente, todas as reações químicas ocorrem nos dois sentidos: reagentes que se transformam em produtos de reação e de produtos que se transformam novamente em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Existem também outras reações nas quais logo que certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis (isto é ocorrem nos dois sentidos).
O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis.
O princípio de Le Châtelier, estabelece que:
"Se for imposta uma alteração, de concentrações ou de temperatura, a um sistema químico em equilíbrio, a composição do sistema deslocar-se-á no sentido de contrariar a alteração a que foi sujeito."
Alteração da concentração
O aumento do valor da concentração de um componente do sistema, é seguida do consumo desse componente, até se atingir um novo estado de equilíbrio. Já a diminuição do valor da concentração de um componente do sistema é seguida do consumo dos componentes do lado oposto do mesmo até se atingir um novo estado de equilíbrio.
Quando há um aumento da concentração de um ou mais reagentes, o sistema evolui no sentido direto de forma a diminuir a sua concentração. O mesmo acontece com o aumento da concentração dos produtos.
Por outro lado, quando há uma diminuição da concentração de um ou mais reagentes, o sistema volta ao estado de equilíbrio, deslocando-se a reação no sentido inverso, diminuindo a concentração dos produtos e aumentando a dos reagentes para que se atinja novamente o estado de equilíbrio. O mesmo acontece no caso inverso.
Alteração da temperatura
Caso a reação direta seja endotérmica, o aumento de temperatura deslocará o equilíbrio na direção dos produtos da reação. Caso a reação direta seja exotérmica, o aumento de temperatura deslocará o equilíbrio em direção aos reagentes.
Alteração da pressão
A diminuição de volume de um gás, com consequente aumento do número de partículas por unidade de volume (e, assim, aumento da pressão do sistema pois pressão e volume são inversamente proporcionais), é seguida da deslocação da reação no sentido em que diminui o número de partículas, ou seja, sentido do menor número de moles, tendendo a diminuir a pressão do sistema. O contrário é visto quando se diminui a pressão e, logo, aumentando o volume do gás.
Ação dos catalisadores
O catalisador apenas acelera a velocidade a que decorre a reação química, não afetando o equilíbrio químico, rendimento ou constante de equilíbrio. Um catalisador pode assim ser útil numa reação química, afetada pelos fatores anteriormente mencionados, pois permite que o equilíbrio seja atingido mais rapidamente, e que o rendimento seja o mesmo, mas num menor espaço de tempo aumentando assim a produtividade da reação.