Soren Peter Lauritz Sorensen, foi um bioquímico dinamarquês, que nasceu em Havrebjerg a 9 de janeiro de 1868 e faleceu em Copenhaga a 12 de fevereiro de 1939.
Realizou trabalhos sobre enzimas e proteínas introduzindo o conceito de pH em 1909 para exprimir a concentração de iões de hidrogénio. A escala de pH é imprescindível num laboratório moderno, sendo utilizada em inúmeros procedimentos químicos.
Sorensen começou a estudar Medicina na Universidade de Copenhaga, mudando-se posteriormente para Química. Formou-se em 1891, tendo, a partir daí, e até 1899, ano em que se doutorou, trabalhado no estudo da síntese inorgânica na Universidade Técnica da Dinamarca em Copenhaga. Começou a colaborar com o Laboratório Carlsberg em Copenhaga, associado à cerveja Carlsberg.
Após a morte do Professor J. Kjeldahl (1849-1900), Sorensen é convidado para diretor do Laboratório. Aí realiza diversas experiências em bioquímica, relacionadas com aminoácidos, proteínas e enzimas, conduzindo-o à descoberta da medição do pH.
A escala de pH rapidamente foi aceite pela comunidade bioquímica. Em 1914, a química alemã Leonor Michaelis publicou um livro relacionado com o assunto. A utilização da escala de pH tornou-se praticamente indispensável e em 1935 foi desenvolvido e comercializado por Arnold Beckman o primeiro medidor portátil de pH.
As letras pH são a abreviatura de pondus hydrogenii traduzido como potencial de hidrogénio.
Em 1938 Sorensen retirou-se do Laboratório Carlsberg, tendo falecido em 1939.