William A. Goddard, foi um engenheiro americano, que nasceu em St. Joseph –Missouri no dia 10 de julho de 1913, tendo falecido em Chico, na Califórnia a 29 de setembro de 1997. Formou-se no Occidental College e trabalhou em inovações para a industria aeroespacial, em túneis de vento, na North American Aviation, antes de ingressar na IBM como engenheiro.
Ficou mundialmente conhecido por inventar, conjuntamente com John Lynott e Louis Stevens, o “Direct Acess Magnetic Disc Storage” entre nós mais conhecido como o disco rígido dos computadores. O trabalho foi desenvolvido nos laboratórios da IBM, em San Jose, nos anos 50. Esta invenção validou a visão do diretor do laboratório, Reynold Jonhson, que acreditava que o armazenamento de dados em disco poderia ser feito de forma prática.
Esta foi uma invenção de grande impacto que marcou uma revolução no mundo informático, quer na arquitetura dos computadores, quer na sua performance e aplicações. Deu origem a uma nova industria que só por si movimenta dezenas de biliões de dólares anualmente.
Disco rígido ou disco duro, vulgarmente apelidado de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS.
O primeiro disco rígido foi construído pela IBM em 1956, e foi lançado em 16 de Setembro de 1957. Era formado por 50 discos magnéticos contendo 50 000 setores, sendo que cada um suportava 100 caracteres alfanuméricos, totalizando uma capacidade de 5 megabytes, incrível para a época. Este primeiro disco rígido foi chamado de 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control) e tinha dimensões de 152,4 centímetros de comprimento, 172,72 centimetros de largura e 73,66 centímetros de altura.