A Agência Espacial Europeia AEE (ou ESA - European Space Agency) é uma organização intergovernamental dedicada à exploração espacial. Sediada em Paris (França), a ESA emprega 1 900 pessoas. Em 2009 o financiamento da Agência Espacial Europeia foi de 3591 milhões de euros. O financiamento para todos estes projetos provém das contribuições financeiras de todos os Estados membros da Agência, calculadas de acordo com o produto interno bruto de cada estado. Adicionalmente, são desenvolvidos vários projetos opcionais em que cada Estado membro decide se participa ou não e com que montante contribui.
Os países que constituem a ESA são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Países Baixos, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça. A ESA tem ainda acordos de estreita colaboração com o Canadá, Hungria e República Checa.
A base de lançamento de foguetes da ESA é o Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, escolhido pela sua proximidade à linha do equador, que permite acessos mais fáceis (menos combustível para uma determinada massa) a orbitadores de importância comercial, como o GEO. As missões científicas da ESA Science são planeadas a partir da ESTEC em Noordwijk/Katwijk, nos Países Baixos, as missões Earth Observation (Observação da Terra) na ESRIN em Frascati, Itália e o Controlo de Missões da ESA (ESOC) em Darmstadt, Alemanha. As comunicações com as missões de longo alcance estão a cargo de duas antenas, uma em Nova Norcia, Austrália, e outra em Cebreros, Espanha.
O diretor-geral da ESA é Jean-Jacques Dordain.
Esta agência é verdadeiramente uma agência europeia, pois tendo a sua sede em Paris e sendo aí que se decidem as políticas e os programas, ela está dispersa pela europa. A ESA possui vários centros descentralizados, cada um dos quais com diferentes responsabilidades: o Centro Europeu de Investigação e Tecnologia Espaciais (ESTEC), situado em Noordwijk, Holanda, é o centro de concepção da maioria das veículos espaciais da ESA; o Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), situado em Darmstadt, Alemanha, é responsável pelo controlo dos satélites em órbita da ESA; o Centro Europeu de Astronautas (EAC), situado em Colónia, Alemanha, treina astronautas para missões futuras; o Instituto Europeu de Investigação Espacial (ESRIN), situado em Frascati, Itália, funciona como centro de tecnologia de informação da Agência; o Centro Europeu de Astronomia Espacial (ESAC), situado em Villanueva de la Cañada, Madrid, é responsável por levar a cabo as operações científicas das missões de astronomia e planetárias.
Além disso, a ESA dispõe de gabinetes na Bélgica, nos Estados Unidos e na Rússia; uma base de lançamento na Guiana Francesa; e estações terrestres e de rastreio em vários locais do mundo.
A agência espacial europeia faz parte da construção e operação da Estação Espacial Internacional (ISS ou EEI), tendo construído o módulo Columbus — um laboratório de ciência que foi colocado em órbita no dia 07 de fevereiro de 2008, durante a missão STS-122 do vaivém espacial (ônibus espacial) Atlantis. Também é responsável pela construção do ATV — um veículo espacial não tripulado para servir a ISS, maior que a Progress.
Outros projetos da ESA:
Sistema de posicionamento Galileo — um Sistema de posicionamento satélite proposto;
Mars Express — uma sonda para o planeta Marte;
Venus Express — uma sonda para o planeta Vénus;
A sonda Rosetta — lançada em 2004 destinada a aterrar num cometa;
Hipparcos — uma missão de astrometria;
SMART-1 — testes de novas tecnologias de propulsão;
LISA Pathfinder — também conhecida por Smart-2;
Swarm
Darwin
O Programa Aurora
O satélite Planck
O satélite Envisat
A ESA é um patrocinador do satélite KEO, que irá entregar mensagens aos futuros habitantes do planeta Terra, com o seu regresso dentro de 500 séculos.
A ESA também colaborou com a NASA em várias missões:
Telescópio espacial Hubble
Ulysses
Sonda Cassini-Huygens
Para saberes informações atualizadas desta agência, consulta a sua página (em português): Agência espacial europeia