cfq 7º ano

Peneiração

Para separar misturas heterogéneas

O que é a peneiração?

Peneiração do açucar
Fig. 1 - Peneiração do açucar

A peneiração é uma operação unitária, que consiste na separação de partículas sólidas em frações de granulometria diferente, por passagem através de peneiros ou crivos.

Pode assim separar-se por exemplo grãos maiores de outros mais pequenos, com o auxílio de uma peneira (conhecida também como tamis).

Os grãos maiores ficam retidos na peneira e os menores passam pela malha. Na figura ao lado mostra-se como é possível separar os grãos de açucar maiores de outros mais pequenos.

Outro exemplo de mistura onde se deve usar a peneiração é numa mistura de areia fina e areia grossa.

A peneiração pode ser mecânica ou manual. Para a peneiração mecânica usa-se um peneiro mecânico. Os peneiros mecânicos são constituídos por um conjunto de redes metálicas, em que os orifícios apresentam aberturas de diferentes tamanhos, sendo os de cima aqueles que têm maior abertura e os de baixo os mais estreitos. A mistura é colocada em cima, o aparelho inicia a vibração e os sólidos distribuem-se pelos vários patamares de acordo com a sua granulometria.

Podemos observar um peneiro mecânico de bancada na figura 2.

Peneiração mecânica
Fig. 2 - Peneiração mecânica

Os peneiros manuais são aparelhos que na sua forma mais simples consistem numa rede ou peneira, em tela metálica ou placa perfurada, cujos orifícios têm todos a mesma dimensão e só deixam passar partículas com dimensões inferiores às suas. Como se pode observar na figura 1, as partículas mais pequenas passam através da rede metálica, enquanto que as de maiores dimensões ficam retidas na mesma.

Referências:

Wikipédia - Peneiração

Infopédia - Peneiração

Imagem figura 2