As propriedades físicas são características dos materiais. Apercebemo-nos delas pela análise do comportamento dos materiais na presença de determinados fenómenos físicos. As propriedades físicas podem ser determinadas, sem que existam alterações na constituição dos materiais analisados.
Vamos ver alguns exemplos:
Quando escreves com o teu lápis, a grafite (que é uma substância) risca o papel, desfazendo-se. Mas, continua a ser grafite, porque não se transforma noutra substância. Apenas fica na forma de grafite em pó. A propriedade da grafite que te permite escrever é o facto de ela ser mole. Então, ser mole, é uma propriedade física.
Quando o açucar se dissolve dentro de água, ele não se altera, pois continua a ser a mesma substância. Apenas fica misturado com a água. Diz-se assim que ser solúvel, é uma propriedade física.
Quando o vidro se parte, a substância em si não sofre qualquer transformação. Ela apenas se divide em vários bocadinhos mais pequenos. Diz-se agora que ser quebradiço é uma propriedade física.
A massa volúmica é característica de cada substância (como se fosse a sua impressão digital), assim como a temperatura de fusão (ou ponto de fusão) e a temperatura de ebulição (ou ponto de ebulição). Podemos utilizar estas propriedades para identificar as substâncias.
O brilho, a condutividade térmica ou elétrica, a ductilidade, a maleabilidade, o estado físico, etc, também são propriedades físicas.
As informações e textos foram adaptados do livro "Eu e o planeta azul - Terra em transformação" da Porto Editora.