Em química, é frequente utilizarmos o termo "puro". Quando o utilizamos em química, queremos dizer que um material é constituído por uma única substância, ou seja, podemos dizer que um material puro é uma substância.
A água que bebemos todos os dias, ou a água do mar, são exemplos de materiais constituídos por várias substâncias. São assim chamados de misturas de substâncias.
Se nós retirarmos todos os componentes que estão dissolvidos ou misturados nessas águas, vamos obter água pura, que é uma substância.
No nosso dia-a-dia existem muitos produtos que consumimos que apresentam a palavra "puro" nos seus rótulos. Podemos assim encontrar em alguns alimentos os termos: "mel puro", "café puro", azeite puro", sal purificado" e outros ainda.
Quando utilizamos a palavra pura neste sentido, ela tem um significado diferente daquele que os químicos lhe atribuem.
Nestes casos, o termo "puro" significa que estes alimentos não contém impurezas indesejáveis que possam fazer mal à nossa saúde ou então, que não foram adulterados, isto é, misturados com outros componentes que possam prejudicar a sua qualidade. No entanto, do ponto de vista químico, trata-se de misturas de substâncias e não de substâncias puras.
Não te esqueças que o termo "puro", quando utilizado no dia a dia apresenta um significado diferente daquele que tem em química.
Em baixo podes ver alguns exemplos de produtos onde aparece essa designação de puro.
As informações e textos foram adaptados do livro "Eu e o planeta azul - Terra em transformação" da Porto Editora.