Em química, separações de misturas são utilizadas para isolar substâncias (ou outras misturas) num sistema qualquer com dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas. A refinação do petróleo por exemplo, largamente utilizada à escala mundial, baseia-se no processo de destilação.
Os métodos para que isso se concretize são: filtração, destilação, decantação, cromatografia, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, de acordo com o tipo de mistura. As misturas de substâncias podem basicamente classificar-se em misturas homogéneas e misturas heterogéneas.
Assim, as técnicas a utilizar dependem do tipo de mistura. Apresenta-se de seguida um resumo das técnicas mais usadas em laboratório:
Separação magnética
Peneiração
Sublimação
Dissolução fracionada
Decantação
Filtração
Centrifugação
Decantação em ampola de decantação
Vaporização do solvente
Cristalização
Cromatografia
Destilação simples
Destilação fracionada
Os métodos de separação (análise imediata), podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se socorrem de conhecimentos de propriedades das substâncias (como a solubilidade ou a interação magnética) e constantes físicas (como ponto de fusão, ponto de ebulição ou densidade) para separar os componentes de um sistema.