Quase todos os materiais que existem na natureza aparecem sob a forma de misturas de substâncias. Ou seja, os materiais são formados por mais do que um tipo de componente (que se designa por substância).
Existem três tipos de misturas de substâncias:
Misturas homogéneas
Misturas heterogéneas
Misturas coloidais ou coloides
Através de uma observação macroscópica (isto é, quando nos limitamos a observar as substâncias, sem qualquer instrumento de ampliação), as misturas podem ser classificadas em misturas homogéneas e misturas heterogéneas. Trata-se de uma classificação que está relacionada com o aspeto da substância.
São aquelas em que não é possível distinguir os seus componentes uns dos outros. Estas misturas têm o mesmo aspeto em toda a sua extensão.
Por exemplo, a mistura de água com açúcar é uma mistura homogénea, pois, estando o açucar dissolvido na água, não é possível distinguir o açúcar da água.
O vidro, o ar que nos rodeia e a água da torneira são também exemplos de misturas homogéneas.
São aquelas em que é possível distinguir todos ou alguns dos seus componentes. São assim misturas que têm um aspeto diferente ao longo da sua extensão.
Por exemplo, a mistura de água com azeite é uma mistura heterogénea, uma vez que é possível distinguir a água do azeite (são líquidos imiscíveis, isto é, que não se misturam um com o outro).
As rochas como o granito, a areia da praia ou uma pizza são outros exemplos de misturas heterogéneas.
Existem algumas misturas, que apesar de parecerem homogéneas quando observadas macroscopicamente, quando são observadas microscopicamente, isto é, com recurso a instrumentos de ampliação como o microscópio, já não apresentam um aspeto uniforme. São chamadas de misturas coloidais ou coloides.
Por exemplo, a maionese, quando observada a olho nú (macroscopicamente) parece homogénea, mas se observada ao microscópio o seu aspeto é heterogéneo.
São exemplos de misturas coloidais ou coloides o leite, a manteiga, o queijo, o iogurte, os gelados, a gelatina, a pasta de dentes, as claras em castelo, as espumas, o sangue e as tintas.
As informações e textos foram adaptados do livro "Eu e o planeta azul - Terra em transformação" da Porto Editora.