O espectro da luz visível apresenta um conjunto de cores, que todos conhecemos e que podemos ver com facilidade (por exemplo, quando se forma um arco-íris).
Todos os dias, à nossa volta somos cercados por objetos diversos, como, carros, comboios, árvores, casas, canetas, livros, etc. Percebemos que muitos objetos apresentam cores iguais, mas a grande maioria possui cores diferentes. Podemos caracterizar a cor de um objeto pela frequência da luz, pois, uma vez que a luz é uma radiação, a cada uma das cores que se apresentam no espectro, corresponde uma frequência específica.
Das cores apresentadas acima, há três que são fundamentais e que combinadas permitem obter todas as outras. São elas o Vermelho, o Verde e o Azul.
Tal como é possível ver no esquema apresentado na fig. 1, onde se mostram três lanternas com a mesma intensidade mas com cores diferentes:
Vermelho + Verde = Amarelo;
Vermelho + Azul = Violeta;
Azul + Verde = Azul Claro (Ciano);
Vermelho + Verde + Azul = Branco.
A luz branca é, na verdade, uma mistura das três cores básicas. Se incidirmos luz branca sobre um objeto opaco, parte da luz é absorvida e outra parte será refletida.
A cor de um objeto resulta da cor da luz que este consegue refletir. A luz que o objeto é capaz de refletir depende:
Do material de que é feito o objeto;
Da cor que ilumina o objeto.
Portanto, quando vemos um objeto branco é porque, na verdade, ele reflete toda a luz que incide sobre ele. Quando vemos um objeto negro, é porque ele absorve toda a luz que incide sobre ele. Por isso é que as cores claras são mais utilizadas em climas quentes, enquanto que as escuras são mais adequadas para temperaturas baixas. Já verificaste com certeza que se vestires uma camisola preta e estiveres ao sol, tens muito mais calor do que se vestires uma camisola branca.
Entre um corpo que reflete toda a luz (objeto branco) e um objeto que absorve toda a luz (objeto negro), temos objetos que refletem algumas cores e absorvem outras.
Vamos considerar a figura abaixo, onde temos um objeto azul e outro verde. Sobre ambos incide luz branca.
Quando a luz branca incide sobre o cubo, ele absorve todas as cores, exceto a luz azul. A luz azul é então refletida em todas as direções (reflexão difusa), fazendo com que o cubo nos pareça azul. Quando a luz branca incide sobre o cilindro, ele absorve todas as cores, exceto a luz verde.
A luz verde é então refletida difusamente, fazendo com que o cilindro nos pareça verde.
Como ele absorve todas as cores, menos a azul, continuaria a ser azul aos nossos olhos.
Já se fosse iluminado com luz verde, ele pareceria preto, pois iria absorver a radiação verde e não refletiria nenhuma cor.
Se fosse iluminado com luz vermelha, continuaria a parecer preto.
Para aprenderes um pouco mais sobre a mistura das radiações de luz visível, experimenta o simulador que se encontra a seguir.
Neste simulador podes combinar as três cores principais para obteres outras cores diferentes e podes também utilizar filtros de luz. É uma forma de aprenderes melhor como se misturam as cores.
Faz o download do simulador aqui:
Nota: Depois de descarregares o ficheiro, clica sobre o ícone do ficheiro com o botão direito e seleciona a opção "Abrir com... >> Java (TM) Platform".
Livro "CFQ8 - Sustentabilidade na terra" - da Areal Editores