Um espelho não é mais do que uma superfície que reflete um raio luminoso numa dada direção, em vez de o absorver ou de o espalhar em todas as direções, como acontece com outras superfícies. Assim, os espelhos são superfícies polidas que refletem a luz de forma regular.
Os espelhos podem ser planos, mas também podem apresentar uma curvatura, e neste caso chamam-se espelhos curvos.
Podemos ainda dividir os espelhos curvos em:
espelhos côncavos,
espelhos convexos,
ou ainda espelhos parabólicos.
Nos espelhos côncavos, a superfície que reflete a luz é a superficie interior (como a parte de dentro de uma colher de sopa) enquanto que nos espelhos convexos, a superfície refletora é a exterior (como a parte exterior da colher).
As características das imagens são diferentes conforme o tipo de espelho a que nos referimos.
Nos espelhos planos, as imagens têm as seguintes caracteristicas:
As imagens são direitas (isto é não estão invertidas, ou "de pernas para o ar") e do mesmo tamanho do objeto (não sendo maiores nem menores).
São imagens virtuais, pois parecem formar-se atrás do espelho.
Estão à mesma distância do espelho que o objeto.
São simétricas do objeto, em relação ao espelho.
Um espelho plano fornece apenas uma imagem de cada objeto, mas dois espelhos planos dispostos de forma a formarem entre eles um ângulo inferior a 180º mostram várias imagens do mesmo objeto.
Ao colocar um espelho em frente a outro, a luz é sucessivamente refletida de um espelho para outro, dando origem a uma sequência de imagens que parece infinita. Com certeza que já te observaste, quando colocado entre dois espelhos. Quando vais a um cabeleireiro ou a um vestiário de uma loja de roupa com certeza que já deparaste com essa situação.
Nos espelhos côncavos, as imagens podem apresentar características diferentes, consoante a distância a que se encontram do espelho. Assim podem apresentar-se três situações diferentes:
O objeto encontra-se muito afastado (a uma distância superior ao raio).
A imagem é real, invertida e menor que o objeto:
O objeto encontra-se situado entre o centro e o foco do espelho.
A imagem é real, invertida e maior que o objeto:
O objeto encontra-se muito próximo do espelho (entre o vértice e o foco).
A imagem é virtual, direita e maior que o objeto:
Nos espelhos planos, as imagens têm as seguintes caracteristicas:
As imagens são direitas (isto é não estão invertidas, ou "de pernas para o ar") emenores do que o tamanho do objeto.
São imagens virtuais, pois parecem formar-se atrás do espelho.
São simétricas do objeto, em relação ao espelho.
Os espelhos côncavos são muito utilizados em aplicações específicas. Isto acontece, porque as imagens que se formam variam de acordo com a posição do objeto em relação ao espelho. Podem ser encontrados em alguns tipos de telescópios, projetores e também são muito utilizados pelos dentistas, pois com eles é possível observar determinadas características dos dentes. É também muito utilizado como espelho de senhora, pois aumenta a imagem da nossa cara ao olharmos para ele.
Devido às características dos espelhos convexos, eles podem ser utilizados em aplicações diversas quando se deseja um grande aumento no campo visual. Podem-se citar os espelhos retrovisores externos de veículos e motocicletas, bem como os espelhos utilizados em lojas, supermercados, farmácias entre outros, ou então para ajudar à visibilidade em ruas apertadas (como se pode observar na figura 4).
Os espelhos são ainda utilizados na construção de Periscópios. Um Periscópio permite-nos ver para além de um obstáculo, fornecendo-nos uma imagem de um nível superior (ou inferior) aquele em que nos encontramos. Os submarinos encontram-se equipados com periscópios. Com este equipamento, e estando submersos, conseguem detetar navios na superfície da água.
Livro "CFQ8 - Sustentabilidade na terra" - da Areal Editores