Os combustíveis fósseis continuam a ser muito utilizados, contribuindo de forma significativa para o aumento de poluição no nosso planeta.
A indústria automóvel procura soluções inovadoras, não só reduzindo os consumos médios dos veículos fabricados, como procurando novas anternativas, como os veículos híbridos ou elétricos.
Dentro de alguns anos a realidade será diferente daquela que se vive hoje, mas até lá, uma das soluções mais imediatas, passa por gastar menos combustível, poluíndo menos e também poupando mais, já que os preços dos combustíveis têm aumentado significativamente nos últimos anos, um pouco por todo o globo.
Ficam então alguns conselhos práticos, para utilizar no dia a dia, que permitem reduzir os seus consumos de gasolina ou de gasóleo.
Deve então seguir as seguintes orientações:
Sempre que abastecer, deve atestar o depósito de combustível. Evita deslocações extra ao posto de abastecimento e assim vai acabar por poupar tempo e dinheiro. Pare de abastecer mal tenha a indicação de que o tanque está cheio – não vale a pena tentar colocar mais umas gotas se já foi avisado que está cheio! Essas gotas podem acabar por sair para fora.
No final de cada abastecimento, certifique-se que a tampa do depósito esteja firmemente enroscada e nunca danificada – se não estiver, é a melhor forma de o combustível se evaporar! A melhor altura do dia para abastecer o seu automóvel é de manhã cedo ou à noite, ou seja, nos períodos mais frescos do dia. Isto porque a gasolina está um pouco mais densa nesta altura e, como a gasolina é paga ao litro, comprará mais por menos.
Durante a condução modere a sua velocidade. Reduz os seus consumos e aumenta a sua segurança. Para além de ser melhor para o ambiente e para o seu nível de stress, conduzir devagar poupa combustível. Se o seu veículo estiver equipado com cruise control, utilize-o, em auto-estrada ou em percursos longos e pouco sinuosos, onde o trânsito não é muito intenso.
Antes de sair, planeie o seu percurso. Se tem de ir a vários sítios (supermercado, lavandaria, banco, florista, etc.) faça tudo de uma só vez, seguindo a rota mais direta, e mais uma vez poupará tempo e dinheiro.
Um carro em perfeitas condições, é um carro que vai ter uma performance mais eficaz e consumos normais. Para garantir isso, siga estas recomendações básicas: verificar periodicamente a pressão dos pneus, o óleo, os filtros de ar, o alinhamento da direção, o motor…
Aproveite para fazer uma limpeza geral à viatura e à mala, retirando objetos pesados e desnecessários – um carro mais leve, é um carro mais económico.
Quando o calor realmente aperta, claro que sabe bem fechar os vidros do carro e ligar o ar condicionado. Fora disso, utilize o bom senso e não passe cada viagem a ligar e a desligar o ar condicionado.
Compensa sempre desligar o carro, quando pára por mais de um minuto – enquanto espera por alguém ou vai levantar dinheiro, nas filas de trânsito e até num semáforo demorado ou numa passagem de nível. É um hábito (económico!) a adquirir!
Quando chegar ao seu destino, estacione sempre no primeiro lugar que encontrar. É bem melhor caminhar um bocadinho (só lhe faz bem!) do que a andar às voltinhas a perder a paciência e a gastar combustível, não acha?
Se estacionar ao ar livre, prefira sempre os locais com sombra. Isto porque um carro estacionado ao sol, seja no Verão, seja no Inverno, favorece a evaporação da gasolina. Para além disso, não vai precisar de ligar o ar condicionado quando voltar ao carro. Se não tiver alternativa senão estacionar ao sol, certifique-se que o depósito de combustível não esteja voltado na direção do sol.
Há sempre mais do que uma maneira de chegar ao mesmo sítio. Procure escolher o trajeto mais curto. Evite estradas não alcatroadas e/ou de difícil acesso – estradas em terra ou de cascalho podem aumentar o consumo de combustível até 30%! Se tiver, use o GPS para escolher o percurso mais favorável.
Quando trocar de carro, considere sempre como um fator importante na sua decisão, o consumo de combustível. Procure uma solução mais favorável para si, de acordo com as opções de que dispõe. Um carro amigo do ambiente é também amigo da sua carteira.
A melhor forma de poupar, continua a ser deixar o seu automóvel em casa. Vá a pé, de bicicleta ou de transportes públicos, se puder. Combine com amigos ou colegas de trabalho, para viajarem juntos. Partilhar o automóvel, é também partilhar os custos, e por vezes a viagem torna-se até mais agradável.