Um exemplo de destilação que remonta à antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o ponto de ebulição do álcool é menor que o da água presente no mosto, o álcool evapora, dando-se assim a separação da água e o álcool.
Estas bebidas são obtidas a partir da destilação do mosto fermentado de frutas, grãos ou outras partes de vegetais. Geralmente possuem teores alcoólicos entre 38 e os 54° GL, podendo em alguns casos atingir valores maiores.
O processo de destilação permite a separação de uma mistura de substâncias, através do aquecimento, e subsequente evaporação, em duas ou mais frações de concentrações diferentes. Uma vez que possuem um alto teor alcoólico, necessitam ser doseadas com um cuidado redobrado, visto que são muito mais fortes que as bebidas fermentadas.
As mais conhecidas são a cachaça ou aguardente, rum, whisky, conhaque e vodca.
Cachaça, pinga, ou canha (no Rio Grande do Sul) é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. É obtida a partir da fermentação da cana-de-açucar e subsequente destilação do mosto (o caldo ou suco obtido da mistura, após separadas as partes sólidas). Para ser comercializada a bebida tem que passar por um processo de envelhecimento que dura em média tres meses. O seu teor alcoólico pode varia entre 30 e os 48°.
O Rum é uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação do melaço e posterior destilação. O rum é uma bebida secular, de características refinadas e aroma suave. O teor alcoólico desta bebida varia entre os mais leves que possuem, em media, 40ºGL , aos mais fortes que podem ter até 75ºGL.
Whisky é uma bebida alcoólica destilada a partir de grãos, que podem ser maltados (cevada, centeio) ou não maltados (milho, arroz). Posteriormente esta mistura é envelhecida em barris de madeira, onde recebe cerca de 60% do seu sabor.
A sua graduação alcoólica tem um teor que varia entre 38 e 54º, podendo no entanto apresentar teores superiores.
É uma bebida rigorosamente regulamentada; possui denominações de origem e várias classes e tipos.
O Conhaque é um produto decorrente da destilação de vinho, geralmente contendo cerca de 40 a 60º de graduação alcoólica por volume. O nome em português é derivado da palavra francesa Cognac, por ser produzido exclusivamente na região de França que assume o mesmo nome. Para uma bebida do mesmo tipo, mas produzida noutras regiões, atribui-se o nome de Brandy.
É usualmente degustado após as refeições.
A Vodca ou Vodka é uma bebida destilada incolor, bastante popular, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60º.
A vodca é a bebida nacional da Rússia. O nome vodca é o diminutivo de água ("aguinha") em várias línguas eslavas, contudo não existem certezas da origem etimológica, que poderia ser apenas uma coincidência.
A vodca é um destilado obtido a partir de cevada, milho, trigo, centeio, ervas, figos ou batatas fermentados. Cada uma destas matérias primas confere à bebida sabor e qualidade diferentes, variando a fórmula de acordo com a região onde é produzida.
O processo de fabricação da vodca é o mesmo que o do whisky, mas enquanto que este é destilado a baixas temperaturas, o que dá o sabor a cereais, a vodca é destilada a altas temperaturas e depois submetida a filtragens químicas para neutralizar os aromas dos cereais.