Caleidoscópio ou calidoscópio (derivado das palavras gregas καλός – kalos = belo/bonito, είδος – eidos = imagem/figura, eσκοπέω – scopeο = olhar (para)/observar) é um instrumento óptico de formato cilíndrico, de cartão ou de metal, com o fundo de vidro opaco e, no seu interior, são colocados pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhos colocados em forma de triângulo uns em relação aos outros.
Ao nos colocarmos diante da luz e observarmos o interior do tubo, através de um furo feito na tampa e rolando o objeto lentamente, assistimos a belos e agradáveis efeitos visuais: a cada movimento, formam-se combinações variadas de desenhos simétricos e sempre diferentes. Isso ocorre por causa do reflexo da luz exterior nos pequenos espelhos inclinados que se multiplicam e mudam de lugar a cada movimento feito pela mão.
O caleidoscópio foi inventado pelo cientista escocês Sir David Brewster, no ano de 1817, na Inglaterra. Aproximadamente 12 ou 16 meses após a sua invenção, o caleidoscópio já chamava a atenção ao redor do mundo. O objeto inventado pelo cientista era um tubo com pequenos pedaços de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Os fragmentos de vidro refletiam-se nos espelhos, cujos reflexos simétricos, provocados pela luz, criavam as coloridas imagens.
Atualmente, o caleidoscópio consiste num pequeno tubo (ver imagem 2), cujo fundo possui pedaços coloridos de vidro ou de outro material e três espelhos postos de tal maneira que, ao se realizar movimento com o tubo, visualizam-se figuras coloridas distintas em imagens multiplicadas. Os espelhos podem ser colocados em diferentes ângulos: 45º (cada um dos três espelhos formando oito imagens duplicadas); 60º (formando seis imagens) e a 90º (formando quatro imagens).
Segundo algumas histórias, este objeto já era conhecido no século XVII: contam que, na época, um francês endinheirado comprou um caleidoscópio, feito com gemas e pérolas preciosas ao invés de fragmentos de vidro colorido, por 20.000 francos. Embora o caleidoscópio tenha sido inventado para fins de estudo científico, durante muito tempo este objeto foi visto apenas como um brinquedo divertido. Hoje, o caleidoscópio é utilizado para fornecer padrões de desenho geométrico.
É muito fácil fazer um caleidoscópio caseiro. Basicamente, são necessárias três réguas, de preferência novas. Depois de fazer um triângulo com as réguas, deves usar fita adesiva para fixá-las. Depois disso, já podes fazer o teste e olhar dentro da régua — verás algumas imagens bem bonitas!
Seguidamente, coloca um papel preto ou um papelão na régua, para que fique tudo bem fechadinho. Separa coisas bem coloridas para colocar na ponta da régua. O grande segredo do caleidoscópio é que uma régua reflete o que a outra já refletiu, resultando naquelas imagens que podes observar.
Vê o vídeo e entende um pouco melhor como é que podes fazer este divertido brinquedo.
Construir um caleidoscópio
Um briquedo muito engraçado e fácil de fazer
Autores identificados no video. Duração aproximada: 6 min Fonte: http://www.Youtube.com (Manual do mundo)