Quando as substâncias iniciais se transformam em novas substâncias, dizemos que aconteceu uma transformação química.
As transformações químicas podem ser representadas através de um esquema de palavras.
As substâncias iniciais chamam-se reagentes e as novas substâncias que se formam, chamam-se produtos da reação. Ao conjunto dos dois, chama-se sistema reacional.
Os reagentes escrevem-se sempre do lado esquerdo e os produtos da reação do lado direito. Separam-se através de uma seta, da seguinte forma:
A seguir ao nome das substâncias é frequente indicar, entre parêntesis o estado físico, utilizando-se os seguintes símbolos:
(s)- Estado sólido
(l)- Estado líquido
(g)- Estado gasoso
(aq)-Em solução aquosa (quer dizer que a substância se encontra dissolvida em água)
Com certeza já conheces o processo de fotossíntese, onde as plantas transformam o dióxido de carbono da atmosfera e a água em oxigénio e glicose. Esta é uma transformação química que ocorre por ação da luz. Esta reação química pode traduzir-se pelo seguinte esquema de palavras:
Assim, podes observar que os reagentes são o dióxido de carbono e a água, enquanto que os produtos da reação são a glicose e o oxigénio.
Outro exemplo muito falado é a reação química que traduz a eletrólise da água. Nesta transformação, a água decompõe-se em hidrogénio e oxigénio, por ação da corrente elétrica. O esquema de palavras pode ser escrito assim:
Neste segundo caso existe apenas um reagente, que é a água e os produtos da reação são o hidrogénio e o oxigénio.