A linguagem dos químicos é uma espécie de linguagem universal. Isso quer dizer que quando a utilizamos, podemos comunicar com os químicos de todo o mundo.
Os químicos recorrem a fórmulas químicas, para representarem as transformações que ocorrem à nossa volta. Para saberes escrever essas fórmulas químicas, é necessário conheceres primeiro os símbolos químicos que podes utilizar. É como aprender o alfabeto, antes de saber escrever.
Não precisas de saber todos os símbolos químicos de cor. Podes consultar a tabela periódica dos elementos químicos, onde se encontram representados todos os elementos que conhecemos atualmente.
No caso da química, o alfabeto é composto pelos elementos químicos que compõem a Tabela Periódica. Cada elemento é designado por um símbolo.
Normalmente, o símbolo lembra o nome do elemento. Por exemplo:
cloro = Cl,
carbono = C,
oxigénio = O.
Porém, alguns elementos são tão antigos que possuem o seus nomes em Latim, a linguagem universal dos cientistas daquela época, como, por exemplo:
aurum (ouro) = Au,
argentum (prata) = Ag,
cuprum (cobre) = Cu e
plumbum (chumbo) = Pb.
Observa que os símbolos químicos apresentam sempre a primeira letra em maiúscula e a segunda (e em alguns casos a terceira) em minúscula.
Agora que já conheces os símbolos que compõem o alfabeto dos químicos, já podemos escrever as palavras que na linguagem química chamamos de fórmulas.
As fórmulas químicas surgem quando unimos os elementos químicos de maneira a formar as substâncias.
Por exemplo, quando queremos dizer água usando a linguagem química, escrevemos a sua fórmula:
Ele indica o número de átomos desse elemento presentes na substância. No caso da água, ela é composta por três átomos (2+1), sendo 2 átomos do elemento hidrogénio (H) e 1 átomo do elemento oxigénio (O).
O dióxido de carbono (CO2) também é constituído por três átomos (1+2), 1 átomo de carbono (C) e dois átomos de oxigénio (O).
Se queremos representar o dióxido de carbono, escrevemos:
Já aprendemos o alfabeto e as palavras, mas falta aprender a escrever as sentenças. Como podemos fazer isso?
Quando as substâncias iniciais se transformam em novas substâncias, dizemos que aconteceu uma transformação química. As transformações químicas podem ser representadas através de um esquema de palavras. As substâncias iniciais chamam-se reagentes e as novas substâncias que se formam, chamam-se produtos da reação.
Ao conjunto chama-se sistema reacional:
Na linguagem química, podemos associar as sentenças às equações químicas. Elas expressam por escrito o que ocorre numa reação química; portanto elas devem representar o que ocorre antes e depois da reação. Por exemplo, a água pode ser separada nos elementos que a constituem, fazendo-se aquilo a que vulgarmente chamamos de eletrólise da água. Nesta transformação, a água decompõe-se em hidrogénio e oxigénio, por ação da corrente elétrica:
Se quisermos utilizar fórmulas químicas para escrever esta equação, devemos escrever:
Com certeza já conheces o processo de fotossíntese, onde as plantas transformam o dióxido de carbono da atmosfera e a água em oxigénio e glicose. Esta é uma transformação química que ocorre por ação da luz. Esta reação química pode traduzir-se pelo seguinte esquema de palavras:
Assim, podes observar que os reagentes são o dióxido de carbono e a água, enquanto que os produtos da reação são a glicose e o oxigénio.
Se quiseres utilizar esta linguagem que aprendeste, podes escrever os símbolos químicos em vez dos nomes das substâncias, escrevendo assim uma equação química: