Existem substâncias (algumas naturais e outras sintéticas) que apresentam a capacidade de mudar de cor, na presença de soluções ácidas e de soluções básicas.
Estas substâncias permitem-nos assim identificar se uma solução é ácida ou básica e por isso chamam-se indicadores de ácido-base. Quando crescem em solos ácidos, as suas flores tornam-se azuis (como podes observar na figura ao lado) e quando crescem em solos básicos as flores tornam-se cor-de-rosa. Para mudar a cor da flor, basta alterar o pH do solo.
Os indicadores mais utilizados no laboratório são:
Tintura azul de tornesol - na presença de soluções ácidas apresenta uma tonalidade vermelha e na presença de soluções básicas ou alcalinas adquire uma cor azul-arroxeada.
Solução alcoólica de fenolftaleína - É incolor na presença de soluções ácidas e neutras e apresenta uma cor carmim característica, na presença de soluções básicas.
Indicador universal - É compostos por uma mistura de vários indicadores, pelo que permite não só identificar as soluções ácidas e básicas como ainda, através de uma gradação de cores, mostrar se essa solução é muito ou pouco ácida ou básica.
Podes preparar o teu próprio indicador de ácido-base, utilizando produtos caseiros. Podes usar por exemplo um pouco de couve roxa ou então de chá preto. Colocas o produto dentro de água a ferver e deixas arrefecer. Depois testas um pouco dessa solução com uma solução ácida (de vinagre ou limão, por exemplo) e com uma solução básica (limpa-vidros ou lexívia). Registas em cada um dos casos a cor obtida.
Depois de saberes qual a cor que o teu indicador adquire, já podes utilizá-lo com outras soluções, descobrindo se as mesmas são ácidas ou básicas.
Nota: O indicador de couve-roxa adquire uma cor azul-arroxeada depois de preparado, tornando-se avermelhado na presença de soluções ácidas e esverdeado ou amarelado (depende da quantidade de couve-roxa utilizada) para as soluções básicas.
O indicador de chá preto adquire um tom amarelo pálido em soluções ácidas e uma cor acastanhada em meio básico.
Livro porto editora - "Eu e o planeta azul - terra em transformação"