O chincalho é um Idiofone que se apresenta em formatos bastante variados, constituído basicamente por chapas metálicas que batem entre si quando o executante movimenta o instrumento.
Antigamente, quando se faziam as inspeções militares obrigatórias, a rapaziada que vinha do campo para a cidade, aproveitava as caricas das bebidas para fazer este instrumento. Como curiosidade nos Açores as caricas são substituidas por "soalhas-pedaços de ferro" e em vez de Chincalho chamam-lhe Sistro. São parecidos com uma fisga, isto é, assumem a forma de um "V".
Base - pode ser feita com um bocado de madeira (ver figura um) ou várias placas de cartão sobrepostas e coladas umas sobre as outras.
Caricas de garrafa.
Alguns pregos
Tinta para decoração
Serra ou tesoura.
Cola de contacto (Se usares cartão).
Martelo
Pincel para pintar
Ser reparares na fotografia dos chincalhos, ele tem a forma de uma pá, onde existe uma pega e um sítio mais largo onde vais pregar as caricas.
Se usares um bocado de madeira, corta-a com esse formato. Se usares cartão, deves colar várias tiras de cartão para ficar com a consistência devida, de modo a aguentar os pregos.
As caricas devem ser furadas com um prego mais grosso do que aquele que vais utilizar para as fixares ao cartão. O tamanho e o número de caricas que vais utilizar é variável. Não te esqueças de tirar o vedante que existe no interior da carica, porque sem ele, obténs uma melhor sonoridade.
A decoração fica a teu gosto. Com tintas ou marcadores, decora o teu instrumento como mais gostares.
Bom trabalho.
Nada mais simples. Chincalhos ao ritmo duma cantoria.