A flauta de pã ou flauta de amolador é um instrumento com grandes tradições em Portugal.
Ainda hoje, os poucos amoladores que existem fazem-se anunciar ao som da sua flauta, correndo a escala musical, do grave para o agudo e vice-versa, com uns floreados pelo meio. É uma forma de se anunciarem. Para além de amolar facas e tesouras, também arranjam guarda-chuvas. Costumam andar pelas ruas, segurando uma bicicleta a pedal. Já viste algum?
Era usual o povo da aldeia, quando ouvia ao longe o som da sua flauta de pã dizer:
... vai chover!
Esta flauta é um instrumento muito antigo. Já os Romanos e os Gregos o fabricavam e tocavam. Ainda hoje esta flauta é conhecida em todo o Mundo. Na Birmânia é um dos instrumentos populares mais importantes, onde é conhecido por "Naúre" e no Peru existem flautas de pã com 2 metros de altura.
Para que não tenhas de comprar um escadote, aquela que vais construir é ... muito mais pequena.
1 metro de tubo PVC. Também podes fazer a tua flauta de cana, se as conseguires encontrar.
8 rolhas de cortiça.
Cerca de 20 cm de cana.
2 metros de fio de lã.
Serrote para ferro.
Lima paralela para ferro.
Canivete.
1 folha de lixa fina.
As canas, são geralmente o material escolhido para o fabrico deste instrumento. Em Portugal, não é fácil encontrar boas canas, para a sua construção. A alternativa pode ser o tubo de plástico.
Para iniciares a construção, vais cortar o tubo em 8 bocados com alturas diferentes. Caso tenhas alguma dificuldade em fazê-lo, não hesites em pedir ajuda a um adulto. As serras podem ser muito perigosas.
Os tubos maiores produzem um som mais grave e os menores mais agudo. Para que tenham uma sonoridade bonita e cristalina, eles devem ser bem fechados num dos lados. A altura dos oito tubos em centímetros é: 16,5 ; 15 ; 14 ; 13 ; 12 ; 11 ; 10 e 9.
A operação de corte deve ser seguida do bolear do tubo, com a lima e depois com a lixa, uma vez que para tocares esta flauta vais ter de encostar o tubo, aos lábios e se o tubo estiver rugoso podes aleijar-te.
Agora coloca uma rolha em cada um dos tubos. Pede auxílio ao teu professor de música para afinares corretamente estas notas. A afinação faz-se subindo ou descendo a rolha no interior do tubo.
Depois de teres as 8 notas afinadas vais juntá-los, com o auxílio de tiras de cana e corda ou fio de lã.
O atar dos tubos com lã de várias cores dá um aspeto alegre à flauta de pã.
Ao princípio pode parecer-te complicado, mas logo lhe apanhas o jeito.
Encosta os lábios a um só tubo e sopra com força. Primeiro começa por fazer escalas ascendentes (dó,ré,mi,fá,sol,lá,si,dó) e depois descendentes (do agudo para o grave). Passados poucos dias, vais ser capaz de tocar algumas músicas.
Saber tocar bem esta flauta, é treinar todos os dias, porque ninguém nasce ensinado. A propósito de ensinar: não te esqueças de ensinar os teus amigos a construir uma flauta de pã, depois da tua estar pronta .
Se a união faz a força, faz um conjunto de flautas com os teus amigos.