No nosso dia a dia é possível observar a ocorrência de diversas reações químicas.
Quando há um fogo de artifício, quando observas o apodrecimento da fruta, ou quando as folhas das árvores caem, acontecem transformações químicas.
Sempre que se formam substâncias novas a partir de outras que existiam inicialmente diz-se que ocorre uma transformação química. Por isso dizemos queas reações químicas são transformações em que existe a formação de novas substâncias.
As reações químicas podem ser representadas através de esquemas de palavras.
Lembra-te que um esquema de palavras escreve-se da seguinte forma:
Se já não te lembras como se escrevem, consulta a página sobre a escrita de equações químicas.
Há um conjunto de fatores que "denunciam" a ocorrência de uma reação química, e que estão indicados abaixo.
Não te esqueças que quando ocorrer uma ou mais das evidências apresentadas em baixo, podemos dizer que nos encontramos na presença de uma reação química.
1 - Formação de um gás a partir de líquidos ou sólidos.
2 - Formação de um sólido a partir de líquidos e/ou de gases.
3 - mudança de cor.
4 - aparecimento de um cheiro característico.
5 - variação de temperatura (aumento ou diminuição).
6 - aparecimento de uma chama.
7 - desaparecimento das substâncias iniciais.
Os químicos explicam as reações químicas a partir dos choques entre os corpúsculos.
Durante as reações químicas, ocorrem alterações nos corpúsculos (entidades de pequeníssimas dimensões, não são visíveis por nós a olho nú, que constituem todos os materiais existentes na Natureza - átomos, moléculas ou iões). É devido a uma reorganização dos corpúsculos reagentes, que se formam os produtos da reação.
Os corpúsculos dos reagentes, como estão em contacto uns com os outros, chocam entre si.
Quando chocam, pode acontecer a separação dos átomos que estavam ligados entre si. Chamam-se a estes choques, choques eficazes.
Os mesmos átomos rearranjam-se, isto é, ligam-se de outra maneira, originando os corpúsculos dos produtos da reação.
Por isso é que se diz que as reações químicas resultam de rearranjos de átomos.
Considera por exemplo uma experiência que já deves conhecer, a eletrólise da água, cuja montagem se encontra representada na figura ao lado. Por ação da corrente elétrica, é possível transformar a água, nas duas substâncias que a constituem: o oxigénio e o hidrogénio. Assim, faz-se passar corrente elétrica através dos elétrodos (os dois lápis, pois o seu interior é constituído por grafite ou carvão - condutor da corrente elétrica) e imediatamente se verifica a formação dos dois gases (durante a experiência podes vez pequenas bolhas que saem do bico dos dois lápis - de um lado oxigénio e do outro o hidrogénio).
Sabes como é que os químicos explicam esta equação?
Assim:
As duas moléculas de água chocam eficazmente uma com a outra e todos os seus átomos se separam (observa, na figura em baixo, que cada molécula de água tem 3 átomos).
Os dois átomos de oxigénio, um de cada molécula ligam-se um ao outro, formando uma molécula de oxigénio (os átomos brancos).
Os quatro átomos de hidrogénio ligam-se dois a dois, formando duas moléculas de hidrogénio (átomos vermelhos).
Não te esqueças que:
O número de átomos, antes e depois é sempre o mesmo (podes contar, na figura ao lado, seis átomos de cada lado da seta).
Os átomos que constituem os corpúsculos dos reagentes, ligam-se de um outro modo, originando assim corpúsculos diferentes dos iniciais.
A equação química, como se vê na figura 2, escreve-se:
Durante as reações químicas não há destruição de átomos, nem a formação de átomos novos, tal como refere a lei de lavoisier.