É habitual em alguns livros e filmes do velho Oeste, ser descrita a cena em que um índio coloca o ouvido nos carris do comboio para tentar perceber se este está próximo.
Podes colocar-te a seguinte questão:
"Porque motivo é que o índio faz isso?"
Como os carris se encontram no estado sólido, as suas partículas encontram-se mais próximas umas das outras, e por esse motivo a vibração propaga-se mais facilmente através destas.
Como o ar se encontra no estado gasoso, as suas partículas encontram-se mais afastadas umas das outras, e por esse motivo a vibração propaga-se com mais dificuldade através destas.
E a resposta é simples:
O comboio produz vibrações quer nas partículas do ar, quer nas partículas que constituem os carris.
Conclui-se assim que o som se propaga mais facilmente e mais rapidamente através dos sólidos (carris) do que através do ar. Também se pode concluir que quando o som se propaga através do ar, uma vez que se propaga mais lentamente, e devido às perdas de energia que ocorrem, não se consegue ouvir a grandes distâncias, ao contrário do som que se propaga pelos carris.
Na tabela apresentada na figura 1, estão indicadas as diferentes velocidades de propagação do som consoante o meio material em que este se propaga.
Como se pode ver pela tabela, o som propaga-se a diferentes velocidades, consoante o meio material. De um modo geral, o som propaga-se melhor nos sólidos do que nos líquidos, e propaga-se melhor nos líquidos do que nos gases. Verifica-se também que a temperatura a que o meio se encontra afeta a velocidade do som.Veja-se os seguintes exemplos:
A velocidade do som no Aço é de 6000 metros por segundo. Isto significa que a cada segundo que passa, o som propaga-se a uma distância de 6000 metros;
A velocidade do som no Dióxido de Carbono é de 250 metros por segundo. Isto significa que a cada segundo que passa, o som propaga-se a uma distância de 250 metros.
Uma vez que a velocidade do som no ar depende da temperatura a que este se encontra, é habitual utilizar-se nos cálculos o valor de 340 m/s. Isto significa que, em média, uma onda sonora propaga-se a 340 metros a cada segundo que passa.
A velocidade do som em determinado meio material pode ser determinada se conhecermos a distância a que o som se propagou e o tempo que demorou a propagar-se a essa distância:
A distância deve ser indicada em metros e o tempo em segundos. Nesse caso a velocidade do som determina-se em metros por segundo (m/s), que é a unidade de Sistema Internacional para a velocidade.