A circulação de veículos nas estradas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.
O risco de acidentes é cada vez maior. Não só porque existem mais veículos a circular, mas também porque as velocidades atingidas atualmente são também maiores.
Uma das causas destes acidentes é a falta de segurança e de prevenção.
Os condutores devem pois conduzir com prudência, devendo respeitar as regras previstas no Código da Estrada, assim como respeitar os outros condutores e utilizadores das vias públicas, com o objetivo de aumentar a segurança de todos.
É a distância mínima que dois veículos devem manter entre si, para que, no caso de uma travagem brusca, não colidam um com o outro, ou seja, é a distância total percorrida por um veículo, desde que o condutor se apercebe do perigo, até ao momento em que a viatura pára completamente.
Calcula-se da seguinte forma:
Distância de reação = Distância percorrida pelo veículo durante o tempo de reação.
tempo de reação = Intervalo de tempo que se inicia no momento em que o condutor se apercebe do perigo e termina no momento em que o condutor inicia a travagem. Geralmente varia entre 0,4 s e 1 s.
Distância de travagem = É a distância percorrida pelo veículo, desde o momento em que o condutor inicia a travagem, até ao momento em que o veículo se imobiliza.
tempo de travagem = Intervalo de tempo que decorre desde o momento em que se inicia a travagem, até à sua conclusão.
Com o aumento da velocidade, as distâncias de reação e de travagem aumentam, assim:
Por outro lado, se o tempo de reação do condutor aumentar, a distância de reação aumenta também:
Velocidade do veículo - A distância de reação é diretamente proporcional à velocidade (por ex: se a velocidade duplica, a distância de reação também duplica.
Tempo de reação do condutor - que por sua vez depende das características do condutor (idade, experiência) e das condições do condutor (cansaço, efeito de álcool ou drogas, sonolência, ingestão de determinados medicamentos, estados emocionais fortes, uso de telemóveis ou outros dispositivos, etc).
Velocidade do veículo - A distância de travagem aumenta exponencialmente com a velocidade, pelo que é extremamente importante respeitar os limites de velocidade impostos pelo código da estrada.
Características do veículo - O seu estado geral de manutenção, a sua idade, o tipo de veículo e o estado dos pneus e travões em particular.
Estado do pavimento - Se o pavimento não estiver nas melhores condições, aumenta a distância de travagem.
Condições atmosféricas - Se existirem condições adversas (chuva, neve ou gelo, por exemplo) o tempo de travagem varia significativamente, pelo que o condutor deve adaptar o seu tipo de condução e a velocidade às condições atmosféricas. Deve conduzir mais devagar se houver pavimento molhado, usar correntes de neve, na presença de neve, para aumentar o atrito e evitar conduzir, se houver gelo na estrada.
O cálculo da distância de segurança rodoviária
Uma explicação e alguns exemplos para melhor compreender como determinar este valor. Clica na imagem para ver a apresentação. Autores não identificados na apresentação. Apresentação adaptada para Explicatorium
Manual Texto Editores - "Viver melhor na Terra".