Existem à nossa volta uma enorme variedade de substâncias, que se formam a partir de um número relativamente reduzido de pouco mais de cem elementos químicos. Repara que apesar de existirem pouco mais de cem átomos diferentes entre si, com eles formam-se milhões e milhões de substâncias diferentes.
Vamos então tentar perceber um pouco melhor como é que os átomos se ligam entre si. Se olharmos com alguma atenção à nossa volta verificamos que este tipo de ligações não é sempre igual.
Os átomos ligam-se uns aos outros através de ligações químicas. Podem ligar-se dando origem a moléculas ou então podem formar estruturas gigantes. As ligações químicas podem ser: covalentes, iónicas ou metálicas. |
A ligação covalente estabelece-se entre átomos de não metais. Através desta ligação podem formar-se substâncias moleculares cujas unidades estruturais são moléculas, ou substâncias de redes covalentes, constituídas por estruturas gigantes de átomos. Esta ligação é caracterizada pela partilha de pares de eletrões.
Há um outro tipo de ligação em que não se verifica a partilha de pares de eletrões, mas em que há transferência de eletrões de uns átomos para outros, originando a formação de iões. Esta ligação chama-se ligação iónica e estabelece-se entre átomos de metais e de alguns não metais, originando substâncias compostas. Isto acontece porque os metais perdem facilmente eletrões, originando iões positivos e alguns não metais adquirem facilmente eletrões dando origem a iões negativos.
Existe ainda um terceiro tipo de ligação química que se chama ligação metálica e estabelece-se entre os átomos de um mesmo metal, dando origem à formação de substâncias metálicas. Os metais são substâncias elementares muito abundantes na natureza, encontrando-se normalmente na forma de minérios. Se quiseres saber mais sobre a extração dos metais a partir dos minérios consulta a página que fala sobre a importância dos minerais.
A ligação metálica é o resultado da partilha de eletrões por todos os átomos. estes átomos originaram iões positivos, pois perderam os seus eletrões de valência. Por isso os constituintes das substâncias metálicas são iões positivos e eletrões livres.
Podes consultar também:
Ligação química
1. Consulta a tabela periódica dos elementos químicos e indica as ligações químicas que ocorrem entre:
1.1. Átomos de cloro, na molécula de cloro.
1.2. Átomos de prata numa amostra de metal.
1.3. Átomos de carbono no diamante.
1.4. Iões existentes no cloreto de prata.
1.1. Ligação covalente.
1.2. Ligação metálica.
1.3. Ligação covalente.
1.4. Ligação iónica.
A Lei de Arquimedes
Uma explicação simples, para melhor compreender este conceito. Autores não identificados na apresentação. Apresentação adaptada para Explicatorium