O modelo atualmente aceite para representar o átomo chama-se modelo da nuvem eletrónica.
Este modelo indica-nos que o átomo é formado por uma pequena região central, chamada núcleo, onde existem dois tipos de partículas: os protões e os neutrões. Em volta do núcleo existe uma região muito maior que se chama de nuvem eletrónica, e é nela que se encontram os eletrões.
Observa o esquema seguinte:
Apesar de os átomos serem partículas neutras (não apresentam carga elétrica), no seu interior existem partículas com carga elétrica. Assim, o núcleo tem carga elétrica positiva, porque os protões apresentam carga elétrica positiva. Os neutrões, como o seu nome indica são neutros (não têm carga elétrica). A nuvem eletrónica, por sua vez apresenta carga elétrica negativa, pois os eletrões também têm carga elétrica negativa.
O núcleo é muito pequeno em relação ao tamanho do átomo. Se imaginares que o átomo é do tamanho de um campo de futebol, o núcleo será do tamanho de um berlinde no centro do campo.
Não te esqueças:
A carga nuclear é sempre positiva (igual ao número de protões) e a carga da nuvem eletrónica é sempre negativa (igual ao número de eletrões).
Os eletrões de um átomo ocupam determinados níveis de energia (o número de eletrões em cada nível de energia é expresso pela distribuição eletrónica).
Os principais cientistas responsáveis por esta proposta foram Heisenberg, Schrödinger e Dirac. No entanto houve também outras contribuições importantes que permitiram que chegássemos ao modelo que hoje consideramos como válido.
O átomo é constituído por um núcleo, onde se encontram os protões e os neutrões. À sua volta existe a nuvem eletrónica, zona do átomo onde se encontram os eletrões.
A nuvem eletrónica é uma forma de representar a zona do átomo à volta do núcleo, onde se encontram os eletrões.
Não existem órbitas definidas para os eletrões, mas sim orbitais (zonas mais densas que correspondem a uma maior probabilidade de encontrar o eletrão).
Os eletrões movem-se a grande velocidade, no espaço à volta do núcleo, não sendo possível localizá-los.
O átomo é neutro, pois o número de eletrões e de protões é igual.
O volume do átomo é determinado pela nuvem eletrónica, uma vez que o núcleo possui dimensões muito menores do que a nuvem eletrónica.
Os átomos são partículas de dimensões muito reduzidas. Geralmente o seu raio mede-se em picómetros.
O picómetro é um submúltiplo do metro (1 pm = 1 x 10-12 m).
A massa de um átomo é praticamente igual à massa do seu núcleo.
Carga nuclear e carga da nuvem eletrónica
1. Considera um átomo de Oxigénio, constituído por oito protões, oito eletrões e oito neutrões.
1.1. Indica:
a) O valor da sua carga nuclear
b) a carga da nuvem eletrónica
1.2. Comenta a afirmação: "O átomo é uma partícula eletricamente neutra".
1.1. a) A sua carga nuclear é +8, pois a carga nuclear é sempre igual ao número de protões.
1.1. b) A carga da nuvem eletrónica é -8, pois é sempre igual ao número de eletrões.
1.2. Esta afirmação é verdadeira, porque apesar do átomo ser constituído por partículas com carga elétrica, o número total de cargas positivas (protões) é igual ao número total de cargas negativas (eletrões).