A Isoleucina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.
A isoleucina é um membro da família de aminoácidos de cadeia lateral alifática, composta por substâncias bioquímicas extremamente hidrofóbicas, que são encontradas primariamente no interior de proteínas e enzimas. O núcleo da isoleucina é o mais hidrófobo de todos os radicais dos aminoácidos das proteínas. Essa hidrofobia permite a formação de ligações fracas (chamadas de ligações hidrófobas) com outros aminoácidos que contribuem na estrutura terciária e quartenária das proteínas.
Como alguns outros membros desta família (como a valina e a leucina), a isoleucina é um aminoácido essencial que não é sintetizado por tecidos de animais mamíferos. Outra propriedade desta classe de aminoácidos é o facto de não desempenharem nenhum outro papel biológico além da incorporação em enzimas e proteínas, onde sua função é ajudar a ditar a estrutura terciária das macromoléculas.
A isoleucina representa cerca de 4% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo.
Nome sistemático (IUPAC): Ácido 2-amino-3-metil-pentanóico
Abreviatura/Símbolo: I / Ile
Fórmula química: C6H13NO2
Massa Molecular: 131.17
Ponto de fusão: 279 - 290 °C
Valor de pH: 6,0
Imagem "Isoleucina 3d". Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons