Os materiais que se encontram à nossa volta podem encontrar-se, fundamentalmente, em três estados físicos:
estado sólido.
estado líquido.
estado gasoso.
Estes estados físicos podem ser caracterizados macroscopicamente e microscopicamente.
Uma caracterização macroscópica é aquela que fazemos olhando para as substâncias, sem ser necessário considerar a forma como se organizam as partículas que as constituem.
Nos sólidos, a sua forma e volume são fixos. Quando os colocamos dentro de qualquer tipo de recipiente, mantêm a sua forma e o seu volume. São dificeis de comprimir.
Os líquidos apresentam um volume constante, no entanto, se os colocarmos dentro de um recipiente, eles assumem a forma do recipiente, ou seja têm uma forma variável. Tal como os sólidos, os líquidos são difíceis de comprimir.
As substâncias gasosas apresentam uma forma variável, pois assumem a forma do recipiente onde se encontram e também um volume variável, pois são facilmente comprimidos.
Observa a tabela seguinte onde se encontra um resumo destas características:
Em termos microscópicos, os estados físicos da matéria podem ser explicados com base no estado de agregação entre os corpúsculos. As suas características dependem pois da forma como as unidades estruturais da matéria se encontram unidas entre si.
As unidades estruturais da matéria (átomos, moléculas ou iões) mantêm-se unidas devido a forças de ligação que podem condicionar a sua liberdade de movimentos e a sua organização.
Observa a tabela seguinte: