Os metais possuem muitas propriedades características próprias, que fazem com que eles tenham uma vasta aplicação no nosso dia-a-dia. Essas propriedades estão relacionadas com o tipo de estrutura e do tipo de ligação que existe nos metais.
Os metais apresentam uma boa condutividade térmica e elétrica, pois possuem na sua estrutura eletrões livres responsáveis pela ligação metálica. É por este motivo que os metais são bons condutores de calor e temperatura. Esta propriedade dos metais é muito útil nas nossas vidas, como por exemplo, para aquecer uma panela de ferro ou conduzir a eletricidade até às nossas casas.
Os metais são muito resistentes quando são sujeitos a forças, mas mesmo assim podem ser moldados ou trabalhados com alguma facilidade. Estas propriedades têm a ver com o facto de a ligação metálica ser muito forte, ou seja, mantém os átomos bem unidos, mas por outro lado, permite que eles deslizem uns sobre os outros (camada sobre camada) permitindo que se tornem moldáveis sem perder a resistência.
Os pontos de fusão e de ebulição dos metais são elevados porque, como a ligação metálica é muito forte, os átomos estão bem unidos, sendo necessária muita energia para quebrar estas ligações. Esta pro priedade é muito útil, pois é graças a ela que podemos construir caldeiras, reatores ou resistências elétricas, onde ocorrem aquecimentos muito intensos.
As propriedades características dos metais são explicadas pela existência de ligações metálicas entre os seus átomos baseadas numa estrutura com eletrões livres. |
Apresentam brilho metálico.
São geralmente sólidos à temperatura ambiente.
Possuem pontos de fusão e de ebulição elevados.
A sua densidade é geralmente elevada.
São bons condutores de calor e de eletricidade. São maleáveis e dúcteis.
Os semimetais apresentam propriedades intermédias entre as dos metais e as dos não metais. Têm o aspeto e algumas propriedades físicas dos metais, mas comportam-se quimicamente como os não metais. |
Os não metais por sua vez apresentam propriedades quase opostas aos metais, pois não possuem ligações químicas do mesmo tipo.
Assim, os não metais:
São geralmente baços (não paresentando brilho como os metais).
Apresentam-se em diferentes estados físicos à temperatura ambiente.
Possuem pontos de fusão e de ebulição baixos.
As suas densidades são variáveis e regra geral mais baixas que as dos metais.
são maus condutores de calor e de eletricidade.
São quebradiços.
Podes consultar também:
Manual Texto Editores - "Viver melhor na Terra".