universo

O que é uma Superlua?

Eclipse total de uma superlua

Superlua. É uma lua gigante?

Lua de sangue registada a 15 de abril de 2014
Fig. 1 - Superlua
Foto de Alfredo Garcia, Jr, CC BY-SA 2.0

Em astronomia, chama-se superlua ou superlua cheia, quando a lua cheia ocorre na altura em que a Lua se encontra próxima do seu perigeu.


saber mais

O Perigeu é o ponto da órbita da Lua em que ela se encontra o mais próximo possível da Terra.


Sendo a órbita lunar aproximadamente elíptica, quanto mais próximo do perigeu ocorrer o momento da lua cheia, maiores serão seu tamanho e brilho aparentes para um observador da Terra. Nos casos de "Superlua", esta pode apresentar-se com diâmetro angular cerca de 5,5% maior e 11,3% mais brilhante que uma lua cheia média.

O perigeu não permanece no mesmo ponto ao longo do tempo, por isso algumas superluas podem ser sensivelmente maiores que outras, bem como a lua cheia pode ocorrer em diferentes longitudes do perigeu, o que também influencia seu tamanho aparente e brilho aparente.


saber mais

Uma Superlua ocorre na fase de lua cheia, quando a lua se encontra perto do seu perigeu.


Qual a frequência das superluas?

A superlua cheia de 19 de março de 2011 ocorreu a apenas uma hora do seu perigeu, à distância da Terra de 356 577 km. Por isso, viu-se a Lua 7,94% maior que o habitual e cerca de 16,52% mais brilhante que uma lua cheia típica.

Excetuando esta ocasião, a maior superlua anterior havia ocorrido em 8 de março de 1993.

Ocorreu uma Superlua no dia 21 de janeiro de 2019. Mas uma Superlua tão próxima como a que ocorreu em janeiro de 2018 só acontecerá novamente a 24 de dezembro de 2026.

O que é um Eclipse da Lua?

Um eclipse lunar é um fenómeno celeste que ocorre quando a Lua penetra totalmente ou parcialmente no cone de sombra projetado pela Terra, em geral sendo visível a olho nú.

Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos.

O eclipse lunar ocorre sempre durante a fase da Lua cheia pois é necessário que ela se encontre atrás da Terra, do ponto de vista de um observador no Sol.

Como o plano da órbita da Lua está inclinado 5 graus em relação ao plano da órbita que a Terra executa em volta do Sol, o eclipse não ocorre em todas as fases de Lua cheia.

Ao contrário dos eclipses solares que são visíveis apenas em pequenas áreas da Terra, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer ponto da Terra, desde que, nesse sítio, seja de noite, no momento em que ocorre o eclipse.

explicação de um eclipse lunar
Fig. 1 - Esquema de um eclipse total da Lua
consulta também

Podes consultar também:

Eclipse da Lua

Lua de sangue

Referências:

Brasil escola - Lua de sangue
´ Wikipédia - Lua cheia