Os planetas são objetos celestes que orbitam uma estrela, com gravidade suficiente para terem uma forma quase esférica e manterem a sua órbita livre de outros objetos.
Os planetas anões são objetos que apesar de terem uma órbita quase esférica, não são capazes de manter a sua órbita livre de outros objetos.
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e quase não tem atmosfera.
Vénus é o planeta mais quente e brilhante no céu. Apresenta uma densa atmosfera de dióxido de carbono que provoca um efeito de estufa intenso.
A Terra é o único planeta onde se sabe existir vida. Tem água no estado líquido, uma temperatura média de 15 °C e uma atmosfera adequada à existência de vida.
Marte é um planeta cuja superfície, rica em óxido de ferro(III), tem uma cor avermelhada.
Os planetas Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno têm muitas características em comum: são essencialmente constituídos por hidrogénio e hélio e todos têm bandas coloridas.
Júpiter é o maior dos planetas e possui a Grande Mancha Vermelha.
Saturno tem um grande sistema de anéis constituído por partículas de gelos.
Úrano e Neptuno têm uma cor azulada devido à presença de metano. Úrano roda sobre si próprio quase “deitado” na sua órbita em torno do Sol e Neptuno, o planeta mais distante do Sol, é o que demora mais tempo a dar uma volta completa em torno deste.
MACIEL,Noémia;DUARTE,Carlos, "À descoberta do planeta azul - ciências físico-químicas", Porto Editora, 2012, Porto