O movimento de translação de um planeta é o movimento que o planeta executa na sua órbita em torno do Sol.
O movimento de rotação de um planeta é o movimento que o planeta executa em torno do seu eixo imaginário.
A sucessão dos dias e das noites está associada ao movimento de rotação da Terra.
O movimento aparente do Sol e de outros objetos celestes de este para oeste é consequência do movimento de rotação da Terra.
O movimento de translação da Terra e a inclinação do seu eixo de rotação têm consequências na duração dos dias e das noites ao longo do ano e dão origem às estações do ano.
No hemisfério norte, o solstício de inverno ocorre em dezembro e assinala o dia mais curto do ano. O solstício de verão ocorre em junho e assinala o dia mais longo do ano.
No hemisfério norte, o equinócio da primavera ocorre em março e o equinócio do outono ocorre em setembro. Nos equinócios o dia e a noite têm a mesma duração.
Durante o outono e o inverno, a duração da noite é maior do que a do dia, o Sol encontra-se mais baixo no céu e a temperatura é, em geral, baixa.
Durante a primavera e o verão, a duração do dia é maior do que a noite, o Sol encontra-se mais alto no céu e a temperatura é, em geral, elevada.
A Lua demora o mesmo tempo, 27 dias e 8 horas, a dar uma volta completa em torno da Terra e a dar uma volta completa sobre si mesma e, por isso, tem sempre o mesmo lado voltado para a Terra.
As fases da Lua – lua nova, quarto crescente, lua cheia e quarto minguante – são consequência do movimento de translação da Lua em torno da Terra.
Um eclipse da Lua ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua, que se encontra na fase de lua cheia, ficam alinhados.
Um eclipse do Sol ocorre quando o Sol, a Lua, que se encontra na fase de lua nova, e a Terra ficam alinhados.
MACIEL,Noémia;DUARTE,Carlos, "À descoberta do planeta azul - ciências físico-químicas", Porto Editora, 2012, Porto