A Exploração espacial traduz-se no conjunto de esforços feitos pelo homem, na tentativa de estudar o universo e seus astros do ponto de vista científico, visando também a sua exploração económica. Para o efeito, socorre-se da tecnologia que tem disponível, como naves espaciais, satélites artificiais ou sondas espaciais, e muitas vezes também ao próprio homem, que tripula algumas destas missões: São os astronautas.
O céu sempre atraiu a atenção e os sonhos do homem. Há duzentos anos, numa famosa obra de ficção intitulada "De la Terre à la Lune" (1865), Júlio Verne escreve sobre um grupo de homens que viajou até a Lua utilizando um gigantesco canhão. Na França, Georges Melies foi um dos pioneiros do cinema, e no seu filme "Le voyage dans la Lune" (1902) acabou criando um dos primeiros filmes de ficção científica em que descrevia uma incrível viagem à Lua. Em obras como "The War of the Worlds" (A guerra dos mundos) (1898) e "The First Men On The Moon" (1901), H. G. Wells também concebe idéias de exploração do espaço e de contacto com civilizações extraterrestres.
Muito ainda faltava para que o homem pudesse alcançar o espaço exterior, mas este sonho tornou-se realidade, em parte, através das idéias destes visionários e do trabalho de pioneiros. Entre estes pioneiros devemos lembrar os engenheiros de foguetes Robert Hutchings Goddard (EUA), Konstantin Tsiolkovsky (Rússia), Hermann Oberth (Alemanha), e mais recentemente Wernher von Braun (Alemanha) e Sergei Korolev (Ucrânia). Para teres uma ideia das muitas missões que foram feitas, na tentativa de melhor conhecer o que nos rodeia, consulta a cronologia da exploração espacial.