Foi descoberto recentemente na constelação da Baleia, numa estrela que tem massa e radiação semelhante ao Sol, que um dos seus planetas (dos cinco já detetados) se encontra na chamada zona vital. Esta estrela chama-se Tau Ceti, a vigésima primeira estrela mais próxima da Terra, a cerca de 12 anos-luz, de nós. O planeta, nem muito quente, nem muito frio, permite uma atmosfera e água em estado líquido, à superfície. Estas condições são consideradas necessárias para a existência de uma qualquer forma de vida.
De acordo com uma lenda da mitologia grega, Cetus era conhecido como o monstro que estava quase a devorar Andrómeda, quando Perceu o destruiu. Mais tarde considerou-se que Cetus representava a baleia que comeu Jonas. Esta constelação tem estrelas débeis, mas ocupa uma grande zona no céu.
A cabeça da Baleia define-se por um conjunto de estrelas próximas de Touro e Carneiro, e o seu corpo e cauda apontam para a constelação Aquário.
O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Ceti.
Mira (Ómicron Ceti) - É conhecida geralmente como Mira e dá nome a uma classe de estrelas, sendo a estrela variável de período longo mais famosa. A 13 de Agosto de 1596, o holandês David Fabricius observou uma estrela nova nesta constelação. Nas semanas seguintes apagou-se e dasapareceu, tendo reaparecido em 1609. Em 1662, Johannes Hevelius chamou-lhe Mira Stella, a Estrela Maravilhosa.
M 77 - É a mais brilhante das galáxias que se situam na região desta constelação, sendo uma galáxia em espiral que apresenta um núcleo brilhante, podendo ser observado à sua volta um débil disco circular. É visível cesta forma com um telescópio de 100 mm.
Austrais
Boreais