constelações

Golfinho

Informação, história, lendas

Constelação Golfinho (Delphinus)

Localiza-se no hemisfério norte

Esta é uma constelação pequena que apresenta uma forma característica, apesar das suas estrelas um pouco débeis, sendo associada desde a antiguidade à figura de um golfinho.

Golfinho
Fig. 1 - Constelação Golfinho

Duas lendas gregas destacam-se na origem mitológica desta constelação:

A primeira refere que Poseidon, deus grego dos mares, pretendia casar com a sereia Amphitrite, contra a vontade desta. Perante a obstinação do seu admirador, acabou por ter de se esconder algures nas profundezas do oceano. O deus enviou então um golfinho para procurar por ela e este, ao encontrá-la, conseguiu convencê-la a voltar e a aceitar Poseidon. Num gesto de gratidão, o deus teria colocado a imagem do Golfinho no céu.

A segunda lenda envolve uma personagem supostamente real, o poeta grego Arion, oriundo da ilha de Lesbos, músico da corte do rei de Corinto. Muito famoso e bem-sucedido, Arion resolveu um dia voltar à sua pátria levando toda a fortuna pessoal, mas acabou por ser traído pela tripulação do barco em que viajava, que pretendia matá-lo e roubar-lhe todos os bens. Destinado a ser lançado ao mar, Arion tentou ganhar tempo, expressando como último desejo dedicar uma canção em honra de Apolo que, encantado por tão bela melodia, ordena a um golfinho que salve o poeta quando este se lança à água. O golfinho leva-o em segurança a terra firme, os ladrões acabam por ser castigados e Arion por recuperar a sua fortuna. Posteriormente, Arion mandou fazer uma pequena representação de um golfinho, para ser colocada no templo de Apolo em Corinto, e o deus decide elevar a estátua ao céu, para que a Humanidade pudesse lembrar e celebrar, para sempre, a lendária relação de fraternidade entre os homens e os golfinhos.

Estrelas e objetos do céu profundo

Golfinho
Fig. 2 - Figura da constelação Golfinho

O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Delphini.

Este pequeno grupo de estrelas débeis parece um cometa. A sua estrela alpha chama-se Sualocin e a beta Rotanev, ambos escolhidos em honra de um observador, Niccolo Cacciatore, sócio do famoso observador do séc. XIX Giuseppe Piazzi. Os atlas de estrelas da época incluíam nomes sem explicações sobre a sua origem, mas o reverendo Thomas Webb averiguou que estes nomes, escritos ao contrário, são Nicolaus Venator, versão latinizada do nome de Cacciatore.

Gamma Delphini - Trata-se de uma dupla ótica em que o mais luminoso dos seus componentes tem uma magnitude de 4,5 e o mais débil, ligeiramente esverdeado, de 5,5.

R Delphini - A magnitude desta estrela Mira oscila entre 8,3 e 13,3, durante um período de 285 dias.

NGC 7006 - É um enxame estelar globular de magnitude 10,6, bastante difícil de se observar, mesmo com telescópios potentes. Uma das razões que explicam este facto é a enorme distância a que se encontra de nós. A cerca de 130 000 ou mais anos-luz, este é um dos enxames globulares mais longínquos, de entre os que são observáveis com instrumentos óticos.

Referências:

Observar o Céu - David Levy - editora atena

Wikipédia - Constelação

Wikipédia - Lista de constelações

Astronomia para amadores